Como desinfetar tábua de corte de madeira Como desinfetar tábua de corte de madeira
Como desinfetar tábua de corte de madeira
Etiquetas e tags para a Páscoa Etiquetas e tags para a Páscoa
Etiquetas e tags para a Páscoa
Etiquetas para organizar a cozinha toda Etiquetas para organizar a cozinha toda
Etiquetas para organizar a cozinha toda
Checklist de abril Checklist de abril
Checklist de abril
10 Dicas para organizar a casa gastando pouco 10 Dicas para organizar a casa gastando pouco
10 Dicas para organizar a casa gastando pouco
Lista de enxoval de bebê: tudo o que você precisa comprar Lista de enxoval de bebê: tudo o que você precisa comprar
Lista de enxoval de bebê: tudo o que você precisa comprar

11 nov 2015

Cuidados básicos na organização de medicamentos

Organização de medicamentos

Manter os medicamentos organizados e bem armazenados é extremamente importante para sua saúde, afinal ninguém quer consumir um remédio vencido ou em más condições. Além disso, evita desperdício de tempo e dinheiro com a compra de medicamentos que você já tem em casa e nem sabia onde estava.

Algumas dicas simples ajudam muito na hora de organizar sua farmacinha doméstica. Veja só!

  • Mantenha seus remédios longe da umidade, do calor e da luz. Muitas pessoas têm o péssimo hábito de guardar medicamentos no banheiro, onde tem muita umidade e variação de temperatura e pode comprometer a eficácia e segurança dos produtos. Prefira os armários do quarto ou qualquer outro que tenha condições adequadas.
  • Centralize todos os remédios em um local só, de preferência em uma caixa com tampa. Nunca deixe os medicamentos espalhados pela casa, pois você não terá controle do que tem e nem do que precisa comprar.
  • Agrupe os remédios por categoria, por exemplo, organize todos os antibióticos juntos, todos os antialérgicos lado a lado, e assim por diante. Pode até parecer frescura, mas facilita muito quando você está com pressa e precisa encontrar um medicamento.
  • Se você tem crianças em casa, lembre-se de guardar os medicamentos em um local alto e fechado. Eu não arriscaria deixar no quarto da criança, mesmo que no topo do armário.
  • Para ganhar mais espaços muitas pessoas jogam a caixa do remédio fora e ficam apenas com a cartelinha e a bula. Tudo bem, desde que a data de validade esteja impressa na cartela também.
  • Verifique a data de validade de todos os seus medicamentos mensalmente e descarte os que já estiveram vencidos. Lembre-se de que remédios não devem ser descartados no lixo comum, muito menos na pia ou no vaso sanitário. Estes produtos são químicos e oferecem riscos de contaminação para outras pessoas e para o meio ambiente. O correto é entregar em uma farmácia que colete estes produtos e encaminhe para empresas especializadas que fazem a destinação correta de produtos químicos.
  • Uma boa ideia para quem guarda remédios em gavetas é utilizar potinhos para manter tudo super organizado e fácil de encontrar. Podem ser aproveitados potinhos de sobremesa, forminhas de cupcake, copinhos ou o que você tiver em casa.
Imagem do Pinterest, sem fonte.

Imagem do Pinterest, sem fonte.

  • Para quem tem muitos remédios vale a pena investir em um gaveteiro plástico, destes que a gente encontra em lojas de utilidades domesticas.

Como você guarda os remédios na sua casa?

(Visited 109 times, 1 visits today)

Tags:, , ,

Escrito por • Marcela Moreira

Gostou? Compartilhe o Post!

Comentários

  1. Isabel Lima disse:

    ótima dica Marcela, tenho uma parte do meu armário de cozinha separado só para medicamentos, é algo importante e que sempre deve está organizado. Remédio é algo enganoso, tem medicamentos que você usa algumas vezes, quando vai pensar em usar, já está vencido. Bjs

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *