26 dicas para economizar dinheiro em casa 26 dicas para economizar dinheiro em casa
26 dicas para economizar dinheiro em casa
Prepare a casa para a chegada do outono Prepare a casa para a chegada do outono
Prepare a casa para a chegada do outono
Como organizar o criado-mudo com praticidade Como organizar o criado-mudo com praticidade
Como organizar o criado-mudo com praticidade
Como decorar e organizar o hall de entrada Como decorar e organizar o hall de entrada
Como decorar e organizar o hall de entrada
Como organizar uma festa de Carnaval em casa Como organizar uma festa de Carnaval em casa
Como organizar uma festa de Carnaval em casa
10 dicas para manter a casa sempre organizada 10 dicas para manter a casa sempre organizada
10 dicas para manter a casa sempre organizada

27 ago 2015

Como planejar um cardápio semanal

Cardápio semanal

O que tem para o jantar? Esta é uma pergunta clássica na maioria das casas, e muitas pessoas procuram a resposta às 6 da tarde no supermercado ou na padaria da esquina. Vamos combinar que não é fácil lidar com três refeições por dia, sete dias por semana, a rotina na cozinha pode ser tornar bem cansativa.

Para facilitar a vida de quem vive o “dilema do quem tem para o jantar hoje” nada melhor do que organizar com antecedência um cardápio para a semana inteira. O cardápio semanal não precisa ser complicado, pelo contrário, é uma ferramenta para tornar sua rotina mais prática, melhorar a qualidade da alimentação da sua família e ainda fazer você economizar tempo e dinheiro.

Se você já usa um cardápio semanal na sua casa, sabe bem do que eu estou falando. Para quem ainda não experimentou, seguem algumas dicas para ajudar você a implantar este sistema na sua casa.

  • Crie uma lista com 15 refeições que sua família adora. Use esta lista como base para planejar o cardápio da semana, tenha no armário/geladeira os ingredientes para preparar, pelo menos, três destas refeições. Desta forma, se algum imprevisto acontecer você não fica na mão.
  • Sempre que possível faça o dobro de porções. Por exemplo, se você for fazer uma travessa de lasanha, aproveite e faça duas. Coma uma e congele a outra para quando não tiver tempo de cozinhar.
  • Monte uma pasta/caderno com suas receitas favoritas. É muito chato ter que procurar na internet a receita da massa da panqueca toda vez que você precisa, é bem mais prático ter um cantinho na cozinha onde você pode acessar a receita com facilidade e resolver o problema.
  • Revise seu armário e geladeira. Antes de montar o cardápio da semana, verifique os alimentos perecíveis e próximos do vencimento que você já tem em casa e pense em refeições para utilizar estes alimentos e evitar que eles estraguem.
  • Planeje as refeições da semana toda. Encontre um tempo para sentar e pensar como será a próxima semana. Quais atividades externas você e sua família terão? Quais dias você terá mais ou menos tempo para cozinhar? Vai receber visitas algum dia da semana? Agora você já pode começar a planejar seu cardápio para a semana.
  • Faça uma tabela física ou eletrônica. Pense no que é mais fácil para você acessar no dia a dia: seu computador ou um bloco de papel na bancada da cozinha? A resposta é muito pessoal, cada pessoa tem uma preferência e deve usar o que achar mais prático. Se você trabalha no computador o dia todo, para você deve ser mais fácil manter seu cardápio semanal eletrônico. Clique no arquivo abaixo para fazer download de um cardápio para preencher.

CARDÁPIO SEMANAL

  • Faça sua lista de supermercado. Estabeleça um dia na semana para ir ao supermercado e leve uma lista de compras baseada no cardápio que você criou. Clique aqui para ver uma lista completa de compras de supermercado.

Cardápio semanal

  • Mantenha o armário e a geladeira organizados. A organização dos alimentos faz você economizar tempo e dinheiro, evitar desperdícios e facilita sua vida na hora de planejar suas refeições. Clique aqui para aprender como organizar seu armário de mantimentos.
  • Sirva a mesma refeição para a família toda. Não crie o hábito de fazer comida diferente para as crianças, você terá trabalho em dobro e seus filhos não vão querer comer legumes e verduras.
  • Envolva sua família a cozinha. Se seus filhos gostam de cozinhar, e já tem idade para isso, estabeleça um dia na semana para que eles preparem alguma refeição. Por exemplo, toda sexta-feira seus filhos ajudam você a preparar o jantar ou fazem uma sobremesa. Nos fins de semana você pode pedir ao seu marido para preparar alguma coisa. Estes hábitos são ótimos para manter a família unida e eliminar o conceito de que só a mãe vai para a cozinha.

Comente aqui se você tem outras sugestões para o planejamento do cardápio semanal.

Espero muito que tenham gostado das dicas!

(Visited 30 times, 3 visits today)

Tags:,

Escrito por • Marcela Moreira

Gostou? Compartilhe o Post!

Comentários

    1. Carolina Sobrinho Bispo disse:

      Estou amando tudo isso

  1. Carolina Sobrinho Bispo disse:

    Amo planejamento de cardapios

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *