Como desinfetar tábua de corte de madeira Como desinfetar tábua de corte de madeira
Como desinfetar tábua de corte de madeira
Etiquetas e tags para a Páscoa Etiquetas e tags para a Páscoa
Etiquetas e tags para a Páscoa
Etiquetas para organizar a cozinha toda Etiquetas para organizar a cozinha toda
Etiquetas para organizar a cozinha toda
Checklist de abril Checklist de abril
Checklist de abril
10 Dicas para organizar a casa gastando pouco 10 Dicas para organizar a casa gastando pouco
10 Dicas para organizar a casa gastando pouco
Lista de enxoval de bebê: tudo o que você precisa comprar Lista de enxoval de bebê: tudo o que você precisa comprar
Lista de enxoval de bebê: tudo o que você precisa comprar

27 ago 2015

Como planejar um cardápio semanal

Cardápio semanal

O que tem para o jantar? Esta é uma pergunta clássica na maioria das casas, e muitas pessoas procuram a resposta às 6 da tarde no supermercado ou na padaria da esquina. Vamos combinar que não é fácil lidar com três refeições por dia, sete dias por semana, a rotina na cozinha pode ser tornar bem cansativa.

Para facilitar a vida de quem vive o “dilema do quem tem para o jantar hoje” nada melhor do que organizar com antecedência um cardápio para a semana inteira. O cardápio semanal não precisa ser complicado, pelo contrário, é uma ferramenta para tornar sua rotina mais prática, melhorar a qualidade da alimentação da sua família e ainda fazer você economizar tempo e dinheiro.

Se você já usa um cardápio semanal na sua casa, sabe bem do que eu estou falando. Para quem ainda não experimentou, seguem algumas dicas para ajudar você a implantar este sistema na sua casa.

  • Crie uma lista com 15 refeições que sua família adora. Use esta lista como base para planejar o cardápio da semana, tenha no armário/geladeira os ingredientes para preparar, pelo menos, três destas refeições. Desta forma, se algum imprevisto acontecer você não fica na mão.
  • Sempre que possível faça o dobro de porções. Por exemplo, se você for fazer uma travessa de lasanha, aproveite e faça duas. Coma uma e congele a outra para quando não tiver tempo de cozinhar.
  • Monte uma pasta/caderno com suas receitas favoritas. É muito chato ter que procurar na internet a receita da massa da panqueca toda vez que você precisa, é bem mais prático ter um cantinho na cozinha onde você pode acessar a receita com facilidade e resolver o problema.
  • Revise seu armário e geladeira. Antes de montar o cardápio da semana, verifique os alimentos perecíveis e próximos do vencimento que você já tem em casa e pense em refeições para utilizar estes alimentos e evitar que eles estraguem.
  • Planeje as refeições da semana toda. Encontre um tempo para sentar e pensar como será a próxima semana. Quais atividades externas você e sua família terão? Quais dias você terá mais ou menos tempo para cozinhar? Vai receber visitas algum dia da semana? Agora você já pode começar a planejar seu cardápio para a semana.
  • Faça uma tabela física ou eletrônica. Pense no que é mais fácil para você acessar no dia a dia: seu computador ou um bloco de papel na bancada da cozinha? A resposta é muito pessoal, cada pessoa tem uma preferência e deve usar o que achar mais prático. Se você trabalha no computador o dia todo, para você deve ser mais fácil manter seu cardápio semanal eletrônico. Clique no arquivo abaixo para fazer download de um cardápio para preencher.

CARDÁPIO SEMANAL

  • Faça sua lista de supermercado. Estabeleça um dia na semana para ir ao supermercado e leve uma lista de compras baseada no cardápio que você criou. Clique aqui para ver uma lista completa de compras de supermercado.

Cardápio semanal

  • Mantenha o armário e a geladeira organizados. A organização dos alimentos faz você economizar tempo e dinheiro, evitar desperdícios e facilita sua vida na hora de planejar suas refeições. Clique aqui para aprender como organizar seu armário de mantimentos.
  • Sirva a mesma refeição para a família toda. Não crie o hábito de fazer comida diferente para as crianças, você terá trabalho em dobro e seus filhos não vão querer comer legumes e verduras.
  • Envolva sua família a cozinha. Se seus filhos gostam de cozinhar, e já tem idade para isso, estabeleça um dia na semana para que eles preparem alguma refeição. Por exemplo, toda sexta-feira seus filhos ajudam você a preparar o jantar ou fazem uma sobremesa. Nos fins de semana você pode pedir ao seu marido para preparar alguma coisa. Estes hábitos são ótimos para manter a família unida e eliminar o conceito de que só a mãe vai para a cozinha.

Comente aqui se você tem outras sugestões para o planejamento do cardápio semanal.

Espero muito que tenham gostado das dicas!

(Visited 403 times, 1 visits today)

Tags:,

Escrito por • Marcela Moreira

Gostou? Compartilhe o Post!

Comentários

    1. Carolina Sobrinho Bispo disse:

      Estou amando tudo isso

  1. Carolina Sobrinho Bispo disse:

    Amo planejamento de cardapios

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *