Como desinfetar tábua de corte de madeira Como desinfetar tábua de corte de madeira
Como desinfetar tábua de corte de madeira
Etiquetas e tags para a Páscoa Etiquetas e tags para a Páscoa
Etiquetas e tags para a Páscoa
Etiquetas para organizar a cozinha toda Etiquetas para organizar a cozinha toda
Etiquetas para organizar a cozinha toda
Checklist de abril Checklist de abril
Checklist de abril
10 Dicas para organizar a casa gastando pouco 10 Dicas para organizar a casa gastando pouco
10 Dicas para organizar a casa gastando pouco
Lista de enxoval de bebê: tudo o que você precisa comprar Lista de enxoval de bebê: tudo o que você precisa comprar
Lista de enxoval de bebê: tudo o que você precisa comprar

18 maio 2015

Como organizar uma festa de aniversário de adulto

Como organizar uma festa de aniversário de adulto

O aniversário é uma data especial e merece ser comemorada com as pessoas que amamos. E não são só as crianças que gostam de soprar velinhas no dia do seu aniversário, os adultos também adoram. Por isso, preparei um checklist que irá te ajudar a planejar seu próximo aniversário da maneira mais fácil e prática possível.

Um mês antes

  • Escolha a data. A melhor data para fazer uma festa é no fim de semana, em dias de semana as pessoas não estão disponíveis. Você pode escolher um fim de semana antes ou depois do dia do seu aniversário.
  • Defina o local. Se você quer uma comemoração íntima apenas para família e amigos próximos, então você pode fazer a festa na sua casa. Se você quer uma celebração mais formal e com muitos convidados, alugue um salão de festas.
  • Faça a lista de convidados. Liste o nome de todas as pessoas que você quer convidar, não se esqueça dos cônjuges e filhos. Aliás, defina se sua festa é apenas para adultos ou se as crianças também poderão participar.
  • Orçamento. Estabeleça o valor disponível para festa, assim você evita gastar mais do que pode.

Três semanas antes

  • Pense na decoração. Escolha um tema para sua festa. É claro que uma festa de adulto não terá a decoração de Frozen! Tenha bom senso e escolha algo que tem a ver com sua personalidade. Lembre-se que o tema pode ser simples e discreto, apenas com uma combinação de cores, como preto e branco, por exemplo.
  • Envie os convites. Envie os convites por e-mail, pelo correio ou entregue em mãos. Peça que os convidados confirmem presença, assim você poderá planejar melhor sua recepção.
  • Planeje o cardápio. Se sua festa for em um salão de festa, eu te aconselho a optar pelo serviço de um buffet. Neste caso você não precisará se preocupar com toalhas e louças. Para festas em casa, você pode encomendar toda a comida ou fazer algumas coisas e comprar outras. Por exemplo, você faz as entradas e compra os pratos quentes e o bolo.
  • Bebidas. O ideal é conhecer um pouco a preferência dos convidados, tenha sempre uma opção de drinque sem álcool para os abstêmios, o que inclui refrigerantes (também da linha light/diet) e água mineral gelada.
  • Encomende bolo e docinhos. O cálculo do bolo para um jantar com sobremesa é de aproximadamente 60 gramas por pessoa. Para um evento em que o bolo é a sobremesa principal, recomenda-se 100 gramas por pessoa. Para os docinhos servidos depois da sobremesa, calcula-se 3 por pessoa. Mas se não houver outra sobremesa, calcula-se de 5 a 6 docinhos por pessoa.

Duas semanas antes

  • Escolha as músicas. Contrate o serviço de um DJ se sua festa for em um salão. Para festas em casa você pode preparar uma seleção de músicas que estejam em harmonia com o tema escolhido.
  • Faça uma lista de compras detalhada. Liste tudo que você irá precisar comprar: comida, bebida, itens de decoração, etc. Não se esqueça das velinhas.
  • Faça encomendas. Relacione em uma lista tudo que será encomendado para a festa: bolo, bebidas, doces, salgadinhos, flores, cadeiras (para recepção em casa), etc.
  • Contrate equipe de apoio. Verifique sua necessidade, de acordo com o local e número de convidados, e contrate garçons, equipe de limpeza, DJ, decorador, etc. Mesmo para recepções pequenas em casa vale a pena investir em um garçom e uma copeira.
  • Louças e toalhas. Se você não estiver trabalhando com o serviço de um buffet, verifique se tem louças e toalhas suficientes para servir os convidados. Considere alugar ou emprestar algumas peças, se for o caso.

Na semana

  • Confirme presença. Entre em contato com os convidados que ainda não confirmaram presença, é importante que você saiba quantas pessoas irão comparecer a festa.
  • Faça compras. De acordo com a lista que você já fez, faça as compras necessárias.
  • Ligue para os fornecedores. Entre em contato com os fornecedores para confirmar as encomendas e serviços, acerte os detalhes e dê instruções.

Véspera

  • Limpeza do ambiente. Providencie uma limpeza profunda no local da festa, coloque toalhas limpas e itens de higiene no lavabo.
  • Organização do espaço. Se a recepção for na sua casa, organize o espaço onde os convidados irão ficar, verificando o fluxo de passagem e a remoção de qualquer trambolho. Se for em um salão, solicite a arrumação das mesas e cadeiras dos convidados e de servir.
  • Prepare a câmera. Carregue as baterias da sua câmera fotográfica e/ou filmadora.

No dia

  • Comida e bebida. Coloque as bebidas para gelar e certifique-se de as comidas estão sendo feitas. Se você for cozinhar alguma coisa, faça pela manhã.
  • Encomendas. Busque as encomendas que você fez: bolo, docinhos, salgadinhos, flores, etc.
  • Decoração. Termine a organização e decoração do espaço da festa.

Receba seus convidados e divirta-se!


Lanterna metal romanian p

Lanterna metal romanian p

Loja: Mobly

COMPRAR

Lanterna marroquina metal vidro hexagonal amarelo m 21x12cm urban

Lanterna marroquina metal vidro hexagonal amarelo m 21x12cm urban

Loja: Mobly

COMPRAR

(Visited 46 times, 1 visits today)

Tags:, ,

Escrito por • Marcela Moreira

Gostou? Compartilhe o Post!

Comentários

  1. Vivanna Karen disse:

    Olá, Marcela! Agradeço a visita ao meu blog. E entrando no assunto do post, amo soprar as velinhas, e planejar a festa para que tudo saia como desejamos é sempre muito importante. Parabéns pelo post, tópicos interessantes. Bjss!

  2. Vivanna Karen disse:

    Curti seu blog, suas dicas vão me servir muito. Curte lá o meu tb. Bjss

  3. Seja sempre muito bem-vinda por aqui, Vivanna!
    Abraços,
    Marcela

  4. Kênia disse:

    Segui o seu roteiro para a festa de aniversário que fiz, e foi simplesmente perfeito. Deu tudo certo e fizemos tudo com tempo. Mto obrigada pelas dicas valiosas. Seu blog é sensacional.

    1. Fico muito feliz em saber que pude ajudar de alguma maneira. Muito obrigada pelo feedback, Kênia.
      Beijos

  5. Muito obrigado pelas dicas

    1. É um prazer!
      Abraços.

  6. Jéssica disse:

    Nossa amei as dicas , super esclarecedor , vou imprimir e seguir a risca ! Obrigada

    1. Que bom que você gostou, Jéssica!
      Espero muito que ajude.
      Abraços.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *