26 dicas para economizar dinheiro em casa 26 dicas para economizar dinheiro em casa
26 dicas para economizar dinheiro em casa
Prepare a casa para a chegada do outono Prepare a casa para a chegada do outono
Prepare a casa para a chegada do outono
Como organizar o criado-mudo com praticidade Como organizar o criado-mudo com praticidade
Como organizar o criado-mudo com praticidade
Como decorar e organizar o hall de entrada Como decorar e organizar o hall de entrada
Como decorar e organizar o hall de entrada
Como organizar uma festa de Carnaval em casa Como organizar uma festa de Carnaval em casa
Como organizar uma festa de Carnaval em casa
10 dicas para manter a casa sempre organizada 10 dicas para manter a casa sempre organizada
10 dicas para manter a casa sempre organizada

18 maio 2015

Como organizar uma festa de aniversário de adulto

Como organizar uma festa de aniversário de adulto

O aniversário é uma data especial e merece ser comemorada com as pessoas que amamos. E não são só as crianças que gostam de soprar velinhas no dia do seu aniversário, os adultos também adoram. Por isso, preparei um checklist que irá te ajudar a planejar seu próximo aniversário da maneira mais fácil e prática possível.

Um mês antes

  • Escolha a data. A melhor data para fazer uma festa é no fim de semana, em dias de semana as pessoas não estão disponíveis. Você pode escolher um fim de semana antes ou depois do dia do seu aniversário.
  • Defina o local. Se você quer uma comemoração íntima apenas para família e amigos próximos, então você pode fazer a festa na sua casa. Se você quer uma celebração mais formal e com muitos convidados, alugue um salão de festas.
  • Faça a lista de convidados. Liste o nome de todas as pessoas que você quer convidar, não se esqueça dos cônjuges e filhos. Aliás, defina se sua festa é apenas para adultos ou se as crianças também poderão participar.
  • Orçamento. Estabeleça o valor disponível para festa, assim você evita gastar mais do que pode.

Três semanas antes

  • Pense na decoração. Escolha um tema para sua festa. É claro que uma festa de adulto não terá a decoração de Frozen! Tenha bom senso e escolha algo que tem a ver com sua personalidade. Lembre-se que o tema pode ser simples e discreto, apenas com uma combinação de cores, como preto e branco, por exemplo.
  • Envie os convites. Envie os convites por e-mail, pelo correio ou entregue em mãos. Peça que os convidados confirmem presença, assim você poderá planejar melhor sua recepção.
  • Planeje o cardápio. Se sua festa for em um salão de festa, eu te aconselho a optar pelo serviço de um buffet. Neste caso você não precisará se preocupar com toalhas e louças. Para festas em casa, você pode encomendar toda a comida ou fazer algumas coisas e comprar outras. Por exemplo, você faz as entradas e compra os pratos quentes e o bolo.
  • Bebidas. O ideal é conhecer um pouco a preferência dos convidados, tenha sempre uma opção de drinque sem álcool para os abstêmios, o que inclui refrigerantes (também da linha light/diet) e água mineral gelada.
  • Encomende bolo e docinhos. O cálculo do bolo para um jantar com sobremesa é de aproximadamente 60 gramas por pessoa. Para um evento em que o bolo é a sobremesa principal, recomenda-se 100 gramas por pessoa. Para os docinhos servidos depois da sobremesa, calcula-se 3 por pessoa. Mas se não houver outra sobremesa, calcula-se de 5 a 6 docinhos por pessoa.

Duas semanas antes

  • Escolha as músicas. Contrate o serviço de um DJ se sua festa for em um salão. Para festas em casa você pode preparar uma seleção de músicas que estejam em harmonia com o tema escolhido.
  • Faça uma lista de compras detalhada. Liste tudo que você irá precisar comprar: comida, bebida, itens de decoração, etc. Não se esqueça das velinhas.
  • Faça encomendas. Relacione em uma lista tudo que será encomendado para a festa: bolo, bebidas, doces, salgadinhos, flores, cadeiras (para recepção em casa), etc.
  • Contrate equipe de apoio. Verifique sua necessidade, de acordo com o local e número de convidados, e contrate garçons, equipe de limpeza, DJ, decorador, etc. Mesmo para recepções pequenas em casa vale a pena investir em um garçom e uma copeira.
  • Louças e toalhas. Se você não estiver trabalhando com o serviço de um buffet, verifique se tem louças e toalhas suficientes para servir os convidados. Considere alugar ou emprestar algumas peças, se for o caso.

Na semana

  • Confirme presença. Entre em contato com os convidados que ainda não confirmaram presença, é importante que você saiba quantas pessoas irão comparecer a festa.
  • Faça compras. De acordo com a lista que você já fez, faça as compras necessárias.
  • Ligue para os fornecedores. Entre em contato com os fornecedores para confirmar as encomendas e serviços, acerte os detalhes e dê instruções.

Véspera

  • Limpeza do ambiente. Providencie uma limpeza profunda no local da festa, coloque toalhas limpas e itens de higiene no lavabo.
  • Organização do espaço. Se a recepção for na sua casa, organize o espaço onde os convidados irão ficar, verificando o fluxo de passagem e a remoção de qualquer trambolho. Se for em um salão, solicite a arrumação das mesas e cadeiras dos convidados e de servir.
  • Prepare a câmera. Carregue as baterias da sua câmera fotográfica e/ou filmadora.

No dia

  • Comida e bebida. Coloque as bebidas para gelar e certifique-se de as comidas estão sendo feitas. Se você for cozinhar alguma coisa, faça pela manhã.
  • Encomendas. Busque as encomendas que você fez: bolo, docinhos, salgadinhos, flores, etc.
  • Decoração. Termine a organização e decoração do espaço da festa.

Receba seus convidados e divirta-se!


Lanterna metal romanian p

Lanterna metal romanian p

Loja: Mobly

COMPRAR

Lanterna marroquina metal vidro hexagonal amarelo m 21x12cm urban

Lanterna marroquina metal vidro hexagonal amarelo m 21x12cm urban

Loja: Mobly

COMPRAR

(Visited 10 times, 1 visits today)

Tags:, ,

Escrito por • Marcela Moreira

Gostou? Compartilhe o Post!

Comentários

  1. Vivanna Karen disse:

    Olá, Marcela! Agradeço a visita ao meu blog. E entrando no assunto do post, amo soprar as velinhas, e planejar a festa para que tudo saia como desejamos é sempre muito importante. Parabéns pelo post, tópicos interessantes. Bjss!

  2. Vivanna Karen disse:

    Curti seu blog, suas dicas vão me servir muito. Curte lá o meu tb. Bjss

  3. Seja sempre muito bem-vinda por aqui, Vivanna!
    Abraços,
    Marcela

  4. Kênia disse:

    Segui o seu roteiro para a festa de aniversário que fiz, e foi simplesmente perfeito. Deu tudo certo e fizemos tudo com tempo. Mto obrigada pelas dicas valiosas. Seu blog é sensacional.

    1. Fico muito feliz em saber que pude ajudar de alguma maneira. Muito obrigada pelo feedback, Kênia.
      Beijos

  5. Muito obrigado pelas dicas

    1. É um prazer!
      Abraços.

  6. Jéssica disse:

    Nossa amei as dicas , super esclarecedor , vou imprimir e seguir a risca ! Obrigada

    1. Que bom que você gostou, Jéssica!
      Espero muito que ajude.
      Abraços.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *