26 dicas para economizar dinheiro em casa 26 dicas para economizar dinheiro em casa
26 dicas para economizar dinheiro em casa
Prepare a casa para a chegada do outono Prepare a casa para a chegada do outono
Prepare a casa para a chegada do outono
Como organizar o criado-mudo com praticidade Como organizar o criado-mudo com praticidade
Como organizar o criado-mudo com praticidade
Como decorar e organizar o hall de entrada Como decorar e organizar o hall de entrada
Como decorar e organizar o hall de entrada
Como organizar uma festa de Carnaval em casa Como organizar uma festa de Carnaval em casa
Como organizar uma festa de Carnaval em casa
10 dicas para manter a casa sempre organizada 10 dicas para manter a casa sempre organizada
10 dicas para manter a casa sempre organizada

3 ago 2015

Como organizar um almoço perfeito para o Dia dos Pais

Datas como o Dia dos Pais devem ser celebradas com toda a família reunida, afinal a data foi criada para fortalecer os laços familiares e o respeito por aqueles que nos deram a vida. E nada melhor do que um belo almoço em casa para comemorar a ocasião com pessoas queridas. Este é o tipo de reunião que merece ser bem organizada para que tudo fique exatamente como você planejou.

Neste post você confere todo o passo a passo para organizar um almoço perfeito para o Dia dos Pais na sua casa, sem complicação. Confira!

Convidados – Faça sua listinha básica de convidados, sem esquecer ninguém da família. Esta é uma data para celebrar com a família e fica bem desagradável deixar alguém (aquele tio chato) de fora. Algumas vezes não é possível reunir ambas as famílias da esposa e do marido em um almoço de Dia dos Pais, neste caso, o casal deve entrar em acordo e adotar uma alternativa do tipo “almoço com a família da esposa e jantar com a família do marido” ou “almoço com a família do marido e passeio no sábado com a família da esposa”. O que importa mesmo é não desagradar ninguém em uma data tão especial.

Cardápio – Escolha um cardápio simples e de preferência para as comidas que agradam aos homenageados do dia. Opte por um menu enxuto. Você pode organizar com os familiares para que cada família traga um acompanhamento ou sobremesa, isso irá aliviar bastante seu trabalho na cozinha. Considere se em sua família tem alguém vegetariano ou vegano e tenha uma opção para esta pessoa.

Sugestão de cardápio para o almoço de Dia dos Pais:

  • Churrasco variado de carnes, salada de folhas mista, arroz de carreteiro, farofa e molho vinagrete. Sobremesa: frutas da estação e bolo servido com sorvete.
  • Bacalhoada portuguesa, salada de grão de bico e arroz branco. Sobremesa: pêssegos em calda e torta de maçã servida com sorvete de creme.
  • Feijoada completa, couve à mineira, farofa, arroz branco, molho vinagrete e laranja. Sobremesa: frutas da estação e compotas variadas.
  • Lombo de porco com abacaxi, salpicão de frango, arroz branco e salada de rúcula com tomate cereja. Sobremesa: mousse de maracujá e morangos com chantilly.
  • Lasanha bolonhesa, macarrão aos quatro queijos, legumes na manteiga e quiche de alho-poró. Sobremesa: goiabas em calda com queijo fresco e delícia de abacaxi.

Bebidas – As bebidas devem ser escolhidas de acordo com o cardápio que será servido: churrasco combina com uma boa cervejinha gelada, bacalhoada harmoniza com um bom vinho. Leve em conta também a preferência de sua família e tenha sempre uma opção de drinque sem álcool para os abstêmios e para as crianças, o que incluem refrigerantes (também da linha light/diet) e água mineral gelada.

Espaço – Verifique se há espaço na mesa para todos os convidados. Se o número de convidados for maior do que os lugares na sua mesa de jantar, providencie mais mesas e cadeiras (valem aqueles modelos de plástico, o que não pode é deixar as pessoas em pé!). Considere também arrumar uma mesinha separada para as crianças e adolescentes e mantenha os adultos na mesa principal.

Mesa – Selecione as louças, talheres, copos, taças, toalhas de mesa e guardanapos que você irá usar. Se necessário, peça emprestado para alguém da família. Se for um almoço bem informal como um churrasco, por exemplo, você pode sim usar descartáveis de boa qualidade.

Decoração – Invista em uma decoração simples e original. Muitos itens podem ser feitos pelas próprias crianças, o que fica muito mais bacana. O importante é manter as cores em harmonia e não exagerar nos mimos – menos é mais sempre! A ideia de decoração que mostro nas imagens abaixo é bem simples e traz um efeito lindo. Faça gravatinhas de papel cartão e escreva frases como “Feliz dia dos pais”, “Nós amamos você”, “O melhor pai do mundo”, “Super paizão”, etc. Cole um palito nas gravatinhas e espete-as nas comidas pela mesa, ou em cupcakes. Faça gravatas maiores e cole uma letra em cada uma delas formando a frase “Feliz Dia dos Pais”. Passe por um cordão e pendure em um local de destaque.

Música – Prepare uma seleção de músicas, levando em conta a ocasião e a preferência da sua família. Você também pode colocar um bom DVD se houver televisão no espaço onde será o almoço.

Recepção – Organize o espaço onde os convidados irão ficar, verificando o fluxo de passagem e a remoção de qualquer trambolho. Verifique se o lavabo tem toalha limpa, papel higiênico extra, lenço umedecido e sabonete.

Presentes – Os pais sempre esperam um presente bacana nesta data, por isso, providencie os presentes de seu pai, seu sogro e seu marido (se já tiver filhos, claro!). Prepare uma lembrancinha para dar para os outros pais que estarão no almoço, este ato é super elegante e demonstra todo cuidado e carinho que você teve com seus familiares.

Checklist rápido para a preparação:

  • Comprar os presentes dos pais.
  • Fazer a lista de convidados.
  • Fazer o convite por telefone, pois é um almoço informal para a família.
  • Escolher o cardápio e definir quem irá contribuir com os pratos.
  • Fazer a lista de compras de acordo com o cardápio escolhido.
  • Separar as louças, talheres, copos, taças, toalhas de mesa, guardanapos e demais itens que irão compor a mesa.
  • Comprar comidas e bebidas.
  • Fazer ou comprar os itens decorativos.
  • Separar as músicas/DVDs escolhidos.
  • Organizar a casa para receber os convidados: lavabo e áreas de maior circulação.
  • Pré-preparar sobremesas e os pratos que forem possíveis adiantar.
  • Colocar as bebidas para gelar.
  • Deixar a mesa posta com antecedência.

Como é o almoço de Dia dos Pais na sua família? Você tem mais alguma dica para acrescentar? Deixe nos comentários!

(Visited 11 times, 1 visits today)

Tags:, , ,

Escrito por • Marcela Moreira

Gostou? Compartilhe o Post!

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *