Como desinfetar tábua de corte de madeira Como desinfetar tábua de corte de madeira
Como desinfetar tábua de corte de madeira
Etiquetas e tags para a Páscoa Etiquetas e tags para a Páscoa
Etiquetas e tags para a Páscoa
Etiquetas para organizar a cozinha toda Etiquetas para organizar a cozinha toda
Etiquetas para organizar a cozinha toda
Checklist de abril Checklist de abril
Checklist de abril
10 Dicas para organizar a casa gastando pouco 10 Dicas para organizar a casa gastando pouco
10 Dicas para organizar a casa gastando pouco
Lista de enxoval de bebê: tudo o que você precisa comprar Lista de enxoval de bebê: tudo o que você precisa comprar
Lista de enxoval de bebê: tudo o que você precisa comprar

6 maio 2017

Como desinfetar tábua de corte de madeira

Imagem: Pixabay

A tábua de corte é um dos itens que podemos encontrar em quase todas as cozinhas. As tábuas de corte de madeira possuem uma superfície rígida e são perfeitas para cortar frutas, vegetais, pães, queijos e carnes assadas. Carne crua, aves e peixes devem ser cortados em tábuas de plástico para evitar contaminação. Muitas pessoas não sabem como cuidar e desinfetar adequadamente as tábuas de corte de madeira. Se você também tem dúvidas, então este post é para você!

Passo 1: Limpeza

O primeiro passo é lavar a tábua de corte imediatamente após cada uso. Quanto mais tempo ela ficar suja, maior a probabilidade de absorver odores, manchas e proliferar bactérias. Lave sua tábua com a ajuda de uma esponja, detergente neutro e, se possível, água quente. Deixe secar na posição vertical em um local ventilado.

Sua tábua de madeira não pode ir à lava louças e nunca deve ser submersa em água. A madeira é um material poroso e irá absorver água, fazendo com que a tábua deforme e rache com o tempo. Quando não estiver em uso, guarde a tábua em um local seco e livre de umidade que possa causar mofo.

Passo 2: Desinfecção

Há três opções para desinfetar a tábua de corte de madeira, todas elas matam germes e bactérias e impedem sua proliferação. Lembre-se que este processo deve ser feito com a tábua já limpa.

A primeira opção é umedecer um pedaço de papel toalha de boa qualidade em vinagre branco e passar por toda a superfície da tábua. Não precisa enxaguar. Este processo é simples e pode ser feito diariamente.

A segunda opção é salpicar sal grosso em toda a superfície da tábua e esfregar com meio limão. Esprema o suco do limão enquanto você esfrega no sal. O ácido do limão desinfeta a madeira e o sal age como um agente abrasivo removendo restos minúsculos de comida e manchas. Deixe agir por cinco minutos e enxague com água quente. Este processo pode ser feito uma vez por semana.

A terceira opção é fazer uma pasta de vinagre branco, bicarbonato de sódio e água e aplicar em toda a superfície da tábua com uma espoja. Assim como o sal grosso, o bicarbonato de sódio age como um agente abrasivo removendo restos de comida e manchas, o vinagre mata os germes e bactérias. Deixe agir por cinco minutos e enxague com água quente. Este processo pode ser feito uma vez por semana.

Passo 3: Hidratação

Hidratar a tábua de madeira significa prevenir que as fibras da madeira ressequem e rachem. Esta hidratação deve ser feita com óleo mineral uma vez por mês. Aqueça o óleo e espalhe sobre a superfície da tábua com papel toalha ou um pano limpo, acompanhando a direção das fibras da madeira. Deixe secar por 12 horas antes de usar a tábua novamente.

Seguindo estes passos a sua tábua de corte de madeira irá durar por muito mais tempo, e o mais importante: livre de germes e bactérias. Sinta-se à vontade para adequar estes passos de acordo com suas necessidades específicas.

 

 

 

(Visited 195 times, 1 visits today)

Tags:,

Escrito por • Marcela Moreira

Gostou? Compartilhe o Post!

Comentários

  1. marcia zolini disse:

    Adorei sua pagina,dicas incriveis, Parabens!!!

  2. Everton disse:

    Adorei a matéria!
    Limpeza é tudo!
    Um assunto: tenho empregada doméstica e estou procurando uma empresa para elaborar os documentos dela porque eu não tenho tempo nem conhecimento para isso. 
Me indicaram a SOS Empregador Doméstico Uma amiga disse que é a melhor do país.
    Alguém aqui do blog tem informações? Já usaram o serviço?

    Abs,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *