Etiquetas e tags para a Páscoa Etiquetas e tags para a Páscoa
Etiquetas e tags para a Páscoa
Etiquetas para organizar a cozinha toda Etiquetas para organizar a cozinha toda
Etiquetas para organizar a cozinha toda
Checklist de abril Checklist de abril
Checklist de abril
10 Dicas para organizar a casa gastando pouco 10 Dicas para organizar a casa gastando pouco
10 Dicas para organizar a casa gastando pouco
Lista de enxoval de bebê: tudo o que você precisa comprar Lista de enxoval de bebê: tudo o que você precisa comprar
Lista de enxoval de bebê: tudo o que você precisa comprar
26 dicas para economizar dinheiro em casa 26 dicas para economizar dinheiro em casa
26 dicas para economizar dinheiro em casa

13 ago 2015

Como criar um “centro de comando familiar”

Imagem do Pinterest, sem fonte.

Imagem do Pinterest, sem fonte.

Diariamente muitas questões passam pela nossa cabeça, como “Preciso comprar leite?”, “Hoje tem aula de inglês?”, “O que fazer para o jantar?”, “Que horas é o dentista, mesmo?”, “Tenho que pegar o casaco na lavanderia!”, “Será que é hoje a festinha da escola?”, “Tem pão para o lanche de amanhã?”. Mesmo na era dos smartphones toda família precisa de um local para responder estas e muitas outras questões do dia a dia: um centro de comando familiar (CCF)!

O CCF já é infinitamente utilizado nos lares americanos e está conquistando cada vez mais espaço nas casas brasileiras. Trata-se de um cantinho onde você irá dispor informações que precisa acessar diariamente e que precisam estar visíveis para que você não esqueça e nem perca o prazo de nada. É especialmente útil para quem tem filhos pequenos e precisa estar sempre alerta ao calendário escolar.

As informações que você irá colocar no seu CCF dependem da necessidade da sua família, mas aqui vão algumas sugestões:

  • Agenda semanal
  • Blocos e canetas para anotações
  • Caixa de entrada para cada membro da família
  • Calendário escolar
  • Cardápio semanal
  • Cartões de visita
  • Chaves
  • Checklists para diarista/babá
  • Checklists para limpeza da casa
  • Contas para pagar
  • Lista de aniversariantes do mês
  • Lista de compras
  • Receitas mais usadas
  • Telefones de emergência

Muitas famílias gostam de fazer seu CCF em um cantinho da cozinha, já que ela é o coração da casa, outras preferem a lavanderia, embaixo da escada, no corredor, etc. O importante é que ele não fique escondido, escolha um local que todos possam ver e acessar com facilidade na correria do dia a dia. O tamanho do seu CCF depende das suas necessidades, algumas famílias gostam de aproveitar este espaço para pendurar as mochilas escolares das crianças, neste caso o espaço precisa ser um pouco maior, em outros casos um cantinho pequeno já basta.

Separei algumas imagens para inspirar aqueles que quiserem criar um CCF em casa.

Este CCF foi criado diretamente na parede. Como suas cores são bem clarinhas ele não “polui” o ambiente, apesar de ter várias informações. Aqui foi feita uma composição com dois quadrinhos decorativos e quatro quadrinhos brancos com cardápio semanal e demais informações da família. O charme ficou por conta dos vasinhos de flor pendurados na parede. Aqui também foram utilizados dois organizadores verticais em MDF para armazenar cartões, contas, agenda, etc. Uma placa magnética completa a composição.

Imagem de Somewhat Simple

Imagem de Somewhat Simple

Este CCF tem como plano de fundo uma parede lousa, o que o torna ainda mais versátil e charmoso. No topo da parede foram colocados três quadros decorativos com mensagens positivas, logo abaixo há um calendário grande onde é possível visualizar os compromissos do mês. Duas pranchetas foram afixadas na parede, uma com lista de compras e outra com cardápio semanal. Há também duas caixas de entrada, uma para o pai e outra para a mãe e, por fim, mais duas pranchetas na parte inferior com informações das crianças.

Neste caso o CCF foi criado em um cantinho com um móvel aparador. Fica bem mais fácil de organizar, já que é possível utilizar as gavetas do próprio móvel para armazenamento. Foram utilizados objetos decorativos e fotos na composição do espaço, organizadores em MDF de parede e mesa para organizar a papelada e eletrônicos. O espaço ficou encantador e super funcional.

Falta de espaço não é desculpa para não ter um CCF em casa. O “canto morto” ao lado da geladeira foi revestido com uma placa magnética para criar o espaço familiar (você pode usar diretamente a geladeira também). Fotos e quadros decorativos na parte superior garantem o charme do local, e na parte inferior as informações são armazenadas em organizadores de metal. Os baldinhos com canetas e marcadores ficaram super criativos nesta composição.

Imagem de Southern Living

Imagem de Landeelu

Esta produção em preto e branco ficou super elegante. Mais uma vez os quadrinhos decorativos aparecem na parte superior, isso porque no alto não dá para colocar informações que você precisa acessar o tempo todo, por isso as pessoas optam por quadros ou objetos de decoração. Logo abaixo foram afixados organizadores de metal para contas, correspondências, recibos, etc. Há também dois quadros brancos, um para compromissos mensais da família, e outro para informações das crianças. Note que as informações referentes as crianças estão sempre na parte inferior do CCF para que elas possam visualizar também.

Simples, pequeno e funcional. Este CCF foi criado simplesmente com uma capa de fichário e um porta treco. O calendário familiar mensal fica exposto na parte externa, e na parte interna é possível organizar todo o restante. Tudo organizado bem no cantinho da bancada com muita praticidade.

Sabe aquele cantinho da sua casa que não dá para colocar nada? Aproveite e crie seu CCF lá! Organizadores verticais e um quadrinho de avisos mantêm a ordem do espaço. Aqui também foi instalada uma bancadinha para apoiar objetos do dia a dia, melhor que eles fiquem aí do que espalhados pela casa, né? Este é um dos meus favoritos.

Imagem de Hi Sugarplum

Imagem de Hi Sugarplum

Este CCF também foi criado com o apoio de um móvel pequeno, provavelmente na entrada da casa. Aqui um organizador multifuncional resolve quase todos os problemas, segura chaves, celular, bloco de anotação, canetas e ainda tem uma pequena parede lousa para anotações diversas. Na bancada, um organizador de revistas cuida da papelada. Um espaço simples, pequeno e proveitoso.

Imagem de Somewhat Simple

Imagem de Somewhat Simple

Há muitos modelos e infinitas possibilidades para a criação de um CCF, o mais importante é que ele seja funcional e que realmente te ajude nas questões do dia a dia.

Espero que tenham gostado!

(Visited 55 times, 1 visits today)

Tags:, ,

Escrito por • Marcela Moreira

Gostou? Compartilhe o Post!

Comentários

  1. Gr. Sincera disse:

    Muito bom, amo organizar as minhas coisinhas, e adorei as ideias do seu blog,
    Bjãozãooo
    https://grmulher.wordpress.com/

    1. Que bom que gostou. Seja sempre muito bem-vinda!

  2. Viviane disse:

    Maravilhoso!!

    1. Que bom que gostou, Viviane.
      Beijos

  3. Gisele Pereira disse:

    Amei! Parabéns

    1. Que bom que você gostou, Gisele.
      Fico feliz!
      Abraços.

  4. Adorando seu blog e suas dicas! Fiquei fã parabéns

    1. Que bom que gostou!

      Beijos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *