Como desinfetar tábua de corte de madeira Como desinfetar tábua de corte de madeira
Como desinfetar tábua de corte de madeira
Etiquetas e tags para a Páscoa Etiquetas e tags para a Páscoa
Etiquetas e tags para a Páscoa
Etiquetas para organizar a cozinha toda Etiquetas para organizar a cozinha toda
Etiquetas para organizar a cozinha toda
Checklist de abril Checklist de abril
Checklist de abril
10 Dicas para organizar a casa gastando pouco 10 Dicas para organizar a casa gastando pouco
10 Dicas para organizar a casa gastando pouco
Lista de enxoval de bebê: tudo o que você precisa comprar Lista de enxoval de bebê: tudo o que você precisa comprar
Lista de enxoval de bebê: tudo o que você precisa comprar

1 maio 2015

8 boas razões para as crianças ajudarem em casa

Crianças ajudando nas tarefas domésticas

Algumas pessoas acreditam que crianças não devem ajudar nas tarefas de casa, pois a infância passa muito rápido e deve ser aproveitada ao máximo. Outras, por sua vez, sustentam que ajudar nas tarefas de casa desde pequeno traz imensos benefícios que a criança levará para a vida toda. Vamos ver quais são?

#1 – Desenvolver habilidades

Crianças que ajudam nas tarefas domésticas desenvolvem um conjunto de habilidades que irão beneficiá-las para o resto da vida. Afinal, todos nós precisamos saber como limpar, cozinhar, lavar, passar, fazer compras, entre outras coisas, a fim de aproveitar ao máximo nosso tempo e dinheiro ao longo da vida.

Estas tarefas não são ensinadas na escola, portanto, cabe aos pais ensiná-las antes que seus filhos saiam de casa. Então, nada melhor do que começar desde pequeno a criar este hábito nas crianças, sem grandes dramas.

#2 – Responsabilidade

Dar a seu filho uma tarefa específica ou uma área específica da casa para cuidar irá ajudá-lo a aprender a ser responsável. Poderia ser o seu quarto, um animal de estimação da família, ou seus brinquedos, por exemplo. Coisas que se relacionam diretamente as crianças são ótimas para fazê-los ver como é bom manter as coisas organizadas e limpas.

#3 – Respeito

Envolver a criança nas tarefas de casa faz com que ela tenha mais respeito pela própria casa e pelas pessoas que vivem lá. Por exemplo, a criança que arruma seu próprio quarto terá mais respeito por este espaço do que aquela que não se preocupa com esta atividade e encontra sempre tudo pronto.

#4 – Orgulho

As crianças se sentem orgulhosas por suas realizações, por isso ajudar com as tarefas da casa pode dar-lhes um sentimento de orgulho todos os dias, e elogiando seu trabalho fará com que eles queiram fazer ainda mais. Eles se sentirão felizes por contribuir com a casa, e não serem apenas um espectador.

#5 – Planejamento

Quando a criança começa a ganhar responsabilidades, logo ela começará a planejar suas tarefas, pensar no futuro e no que precisa ser feito. Por exemplo, se uma das tarefas do seu filho é manter o quarto organizado, ele terá que se planejar para organizar uma área do quarto todos os dias: em um dia a cômoda, no outro o guarda roupa, no outro a prateleira de livros, etc.

#6 – Independência

As crianças que ajudam nas tarefas de casa se tornam independentes mais cedo. É claro que as crianças precisam de seus pais para viver e fazer inúmeras coisas, mas quanto mais eles souberem “se virar sozinhos” mais livres e felizes serão.

#7 – Trabalho em equipe

Ser parte de uma família que vive sob o mesmo teto significa que você é parte de uma equipe, e ser capaz de trabalhar em equipe só pode beneficiar as crianças mais tarde na vida. Trabalho em equipe envolve união, aprendizagem, motivação, colaboração, atenção e muitas outras habilidades.

#8 – Ocupação

Quem tem filhos já deve ter ouvido a frase “Não tenho nada pra fazer”. É claro que eu não estou dizendo que você deve encher seus filhos de tarefas para eles não terem tempo livre, mas pequenos afazeres ao longo do dia farão com que eles se sintam mais ocupados e reclamem menos de “não ter nada pra fazer”.

Todas estas razões para fazer as crianças ajudarem com as tarefas domésticas mostram que eles  vão crescer com um grande conjunto de habilidades que irão beneficiá-los ao longo de suas vidas. É claro que as tarefas precisam ser adequadas para a idade da criança, você não vai pedir ao seu filho de 8 anos para passar roupa e fazer o almoço! Mas o seu filho de 8 anos já é capaz de arrumar a cama, colocar água e comida para o animalzinho de estimação, arrumar a mesa para o jantar, etc. Em breve farei um post com as tarefas adequadas para cada idade.

Seu filho ajuda nas tarefas domésticas? Me conte aqui nos comentários, eu vou adorar sabe!

 

(Visited 244 times, 1 visits today)

Tags:, ,

Escrito por • Marcela Moreira

Gostou? Compartilhe o Post!

Comentários

  1. Claudia disse:

    Olá tenho duas meninas uma de seis e uma de um… Ufa trabalho em dobro rs
    Mais tenho uma garotinha muito esperta
    minha clara de seis já sabe organizar o seu quarto, isso é uma grande ajuda, ela guarda os sapatos na sapateira e seus brinquedos nas caixas, forra a sua cama e lava sua roupa suja para a lavanderia, é uma menina de ouro, sou muito feliz.

    1. Oi, Claudia. Que legal que sua filha já ajuda com algumas tarefas em casa, por mais simples que sejam as tarefas é muito bom que as crianças criem este hábito desde cedo.
      Um beijo pra você e pras suas princesas!

  2. Stella Bento disse:

    Muito bacana!!!!!! Imprimi em preto e branco e pintamos juntas as tarefas rsrsrs…. nesta segunda-feira iniciaremos as novas tarefas! Minha pequena Nick tem 6 anos e é “mega” agitada e bagunceira!!!!!

    1. Que legal, Stella! Espero que tenha ajudado com sua pequena Nick. Bjs e obrigada por visitar o blog.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *