Como desinfetar tábua de corte de madeira Como desinfetar tábua de corte de madeira
Como desinfetar tábua de corte de madeira
Etiquetas e tags para a Páscoa Etiquetas e tags para a Páscoa
Etiquetas e tags para a Páscoa
Etiquetas para organizar a cozinha toda Etiquetas para organizar a cozinha toda
Etiquetas para organizar a cozinha toda
Checklist de abril Checklist de abril
Checklist de abril
10 Dicas para organizar a casa gastando pouco 10 Dicas para organizar a casa gastando pouco
10 Dicas para organizar a casa gastando pouco
Lista de enxoval de bebê: tudo o que você precisa comprar Lista de enxoval de bebê: tudo o que você precisa comprar
Lista de enxoval de bebê: tudo o que você precisa comprar

3 set 2015

10 passos para organizar uma festa

Organização de festas

Se você pretende dar uma festa nos próximos dias este post é para você! Aqui você vai encontrar uma lista com 10 passos para organizar uma festa de uma maneira muito mais fácil e organizada.

Quem & O que

Para quem a festa se destina? Qual é a ocasião? Pode parecer óbvio, mas são estas respostas que irão guiar você durante a organização da festa toda. Pode ser uma festa de aniversário, de noivado, de despedida, um churrasco de verão, etc. – motivos para fazer uma festa não faltam – mas certifique-se de que você conhece bem o propósito do evento.

Quando

Esta é uma decisão muito importante para o sucesso da festa, e você precisa decidir em termos de data e horário:

  • Data – a melhor data para a festa não é aquela que é boa só para você, pense também em uma data que as pessoas estejam disponíveis. Geralmente, a melhor data para fazer uma festa é no fim de semana, em dias de semana as pessoas trabalham e podem não comparecer.
  • Horário – tenha em mente que uma festa com crianças não deve iniciar muito tarde, pois logo elas ficarão com sono e os pais acabarão indo embora cedo. Lembre-se também de que festas que se estendem até mais tarde devem respeitar a lei do silêncio da cidade, tenham sempre bom senso.

Orçamento

Com certeza você tem várias ideias para sua festa e, conhecendo bem o valor disponível para o evento, saberá exatamente quais delas poderá por em prática. Pense no valor total que você poderá gastar com a festa, depois separe em categorias, como comida, bebida, local, entretenimento, etc. Lembre-se que mesmo com um orçamento pequeno você pode fazer uma festa maravilhosa, basta ser criativo.

Algumas maneiras de economizar dinheiro:

  • Faça a festa na sua casa, ao invés de alugar um salão de festas.
  • Peça emprestada mesas e cadeiras.
  • Faça você mesmo a decoração, não faltam ideias criativas na internet.
  • Em festas mais informais (festa junina, churrasco com amigos, aniversário surpresa, etc.) peça para cada convidado trazer algo de comer, como uma sobremesa ou acompanhamento.
  • Pesquise muito e compre em lojas de atacado.
  • Mande convites eletrônicos, não gaste dinheiro com convites de papel.

Lista de convidados

É muito importante listar o nome de todas as pessoas que você quer convidar e considerar cônjuges e filhos. Aliás, defina se sua festa é apenas para adultos ou se as crianças também poderão participar. Pense se as pessoas que você está convidando se conhecem e se relacionam bem, assim você garante um clima bacana para sua festa. Não se esqueça de pedir que seus convidados confirmem presença.

Local

Escolha o local de acordo com o tipo de evento e o número de convidados. Pense na quantidade de pessoas que você irá receber e cheque a previsão do tempo com antecedência, não programe uma festa ao ar livre se houver probabilidade de chuva. Se você mora em uma casa ou apartamento pequeno e for fazer uma festa lá, certifique-se de que você tem lugares para, pelo menos, 1/4 dos convidados se sentarem. Por exemplo, você está convidando 12 pessoas, então você precisa ter assentos para nove pessoas.

Tema

É legal escolher um tema para que todos entrem no clima da festa. É claro que uma festa de adulto não terá a decoração de Frozen! Tenha bom senso e escolha algo que tem a ver com o evento. Lembre-se que o tema pode ser simples e discreto, apenas com uma combinação de cores, como preto e branco, por exemplo.

Comida e bebida

Escolha a comida de acordo com o tipo de evento e opte por um cardápio enxuto, não é legal misturar vários tipos de comida na mesma recepção. Se você for fazer a comida, dê preferência a pratos que possam ser preparados com antecedência. Considere se entre seus convidados tem alguém vegetariano ou vegano e tenha opções para ele.

Ter bastante bebida disponível é a chave para o sucesso de qualquer festa, quer sejam sucos em uma festa infantil ou cervejas em um churrasco de verão. Tenha sempre uma opção de drinque sem álcool para os abstêmios, o que incluem refrigerantes (também da linha light/diet) e água mineral gelada.

Suprimentos

Qualquer festa irá precisar de decoração, louças, toalhas, mesas, cadeiras, descartáveis, lembrancinhas, etc. São tantas as opções que fica muito fácil extrapolar, por isso, fique atento ao orçamento. Planeje com cuidado e dê preferência aos itens essenciais.

Entretenimento

Mesmo que seu evento seja apenas para adultos, você vai precisar de uma boa seleção de músicas para descontrair o ambiente. Se você for fazer uma festa temática, pense em atividades relacionadas ao seu tema para alegrar o evento. E se a festa for para crianças, com certeza você precisará se dedicar bastante a este item para garantir que os pequenos terão atividades para se ocuparem durante todo o evento, não tem nada pior do que crianças entediadas chorando e pedindo para ir embora.

Quem vai fazer o que?

Por último, mas não menos importante, delegue responsabilidades para a organização da festa. Sua família e seus amigos mais íntimos poderão ajudar bastante e ficarão felizes com isso. Não tenha vergonha de pedir ajuda, especialmente se o evento for de grande porte.

Então, na próxima vez que tiver uma festa, dê uma olhada em cada um destes itens para garantir uma boa organização. E acima de tudo divirta-se!


Balde para flores alça de corda 13,3x10,8cm lyor classic

Balde para flores alça de corda 13,3×10,8cm lyor classic

Loja: Mobly

COMPRAR

(Visited 53 times, 1 visits today)

Tags:, ,

Escrito por • Marcela Moreira

Gostou? Compartilhe o Post!

Comentários

  1. Anette whitaker disse:

    Gostaria de dicas para festa de 60 anos (eu) para família (30 pessoas) tema: época medieval
    Bj

  2. Oi, Anette.
    Dá uma olhada neste site, tem várias dicas bacanas sobre o tema que você procura:
    http://www.decoracaoedicas.com.br/dicas-de-decoracao-para-festas-medievais/
    Beijos e volte sempre!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *